Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CELS Global Brazil 2024 acontece em São Paulo até dia 07

Evento com trabalhos de pesquisa empírica em Direito é inédito no hemisfério Sul. Entre os temas estão o impacto da lei Maria da Penha na sociedade, políticas públicas para mudanças climáticas no Brasil e preconceitos linguísticos nas plataformas de IA
CELS Global Brazil 2024 acontece em São Paulo até dia 07
CELS Global Brazil 2024 acontece em São Paulo até dia 07

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Acontece em São Paulo até sexta-feira (07) a “Conference on Empirical Legal Studies – CELS Global Brazil 2024”, evento internacional presente pela primeira vez no Brasil.

Entre os temas a serem abordados está o impacto da Lei Maria da Penha na sociedade. A pesquisa de autoria de de Claudio Ferraz, economista brasileiro e professor de Economia na Vancouver School of Economics, Universidade de British Columbia e Laura Schiavon, professora de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mostra uma redução de 11% nos casos de homicídios após agressão em domicílio depois da publicação da lei. 

Outro estudo que também será apresentado no evento fala sobre políticas públicas para mudanças climáticas no Brasil.  De autoria de Karina Bugarin, doutoranda em Teoria Econômica, Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP) e Fabiana Rocha, economista e professora titular no departamento de Economia da USP,  o artigo explora o papel da política pública e do orçamento no enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil, de 2012 a 2023. 

Ao todo, são 46 trabalhos a serem discutidos nas sessões científicas, e 23 são de autoria de brasileiros, vinculados a instituições nacionais e estrangeiras e que mostram grande internacionalização, com uma profusão de coautores dos mais diversos países e instituições.

“Trazer o CELS para o Brasil, requereu um longo caminho. No CELS de novembro de 2019, no Claremont McKenna College, perto de Los Angeles, na Califórnia, foram feitos os primeiros contatos com o Conselho Diretor da SELS, interrompidos pela pandemia do Covid e retomados em 2022, durante a 16ª edição do evento, em Charlottesville, na Virgínia. A discussão e preparação de um detalhado projeto, e sua apresentação perante a Diretoria da SELS durante a 17ª edição do evento na Universidade de Chicago, em outubro de 2023, selaram a decisão de realizar o evento no Brasil, com o CEOE e um grande grupo de organizações liderando os esforços para sua preparação”, comenta Ivan Ribeiro, professor de Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador sênior de Yale.

Segundo o professor, foram submetidos para análise mais de cem trabalhos originais, dos quais foram escolhidos os 46 trabalhos na programação, por meio de um rigoroso processo de revisão duplo-cega das propostas. “O Comitê de Seleção e o Comitê de Programa, com ajuda do Comitê Executivo, trabalharam longa e meticulosamente na formação do banco de debatedores, procurando o melhor ajuste possível entre cada trabalho a ser apresentado e o debatedor designado. De fato, uma das marcas conhecidas do CELS é o grande nível e profundidade de suas discussões”, destaca.

O resultado busca ser um encontro para mapeamento da produção empírica, em termos de pesquisa na área do Direito. O programa final atesta, de forma sonora, esse grande avanço das instituições e pesquisadores brasileiros.

Serviço: 

O que: “Conference on Empirical Legal Studies Brazil 2024 (CELS)

Onde: Edifício Iran Siqueira Lima, Rua Maestro Cardim, 1170

Quando: 5 a 7 de junho de 2024

Horário: 5/6 – das 15h30 às 18h

   6/6 –  das 8h30 às 17h15 

   7/6 –  das 8h15 às 15h45

Informações e Inscrições: https://www.instagram.com/ceoe_unifespceoe.org.br

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6105
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade