Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Simulador de energia solar Renovigi estima quanto economizar

Com o simulador de energia solar, a partir do valor da conta de energia elétrica, o consumidor pode ter uma estimativa do investimento que deve fazer, de quanto espaço vai precisar para a instalação do sistema, qual será a sua economia anual e o tempo que levará para ter o retorno do investimento.
Simulador de energia solar Renovigi estima quanto economizar
Simulador de energia solar Renovigi estima quanto economizar

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A possibilidade de descobrir o quanto economizar ao investir em equipamentos de energia solar se tornou possível através do simulador de energia solar gratuito. Essa é a proposta do novo desenvolvimento da Renovigi, em que o consumidor consegue estimar o tamanho que o seu sistema teria conforme a média do gasto de energia elétrica mensal de sua residência, comércio, indústria ou propriedade rural.

A geração da própria energia solar permite reduzir em até 90% o valor da conta de energia, mostrando-se um investimento bastante vantajoso para diferentes propriedades. Além disso, com a redução do custo dos painéis em 50% no ano passado, como avalia a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) – item que representa cerca de 70% do custo total de um sistema – tornou o investimento ainda mais significativo.

De acordo com Roberson Popadiuk, Coordenador de Marketing da Renovigi: “sabemos que o solar é novo no Brasil. O brasileiro ainda está conhecendo essa nova solução, entendendo sobre preço, investimento e economia que um sistema de energia pode trazer. Por isso a importância do simulador.”

Usualmente, o dimensionamento de um projeto de energia solar, ou seja, o orçamento detalhado, com o cálculo da potência necessária para abastecer o consumo de energia da propriedade e o levantamento preciso de equipamentos do sistema, é um processo que exige a visita técnica de um profissional capacitado, como o credenciado Renovigi, para obter uma avaliação completa, considerando detalhes da área disponível como, por exemplo, a posição em relação a incidência da luz solar.

Nesse contexto, a estimativa apresentada pelo simulador não substitui o dimensionamento feito pelo integrador, visto que ele apresenta uma estimativa apenas do valor dos equipamentos, sendo necessário o dimensionamento junto ao profissional para obter o orçamento completo de todo o serviço de instalação. Ainda assim, antes de contatar o profissional, o consumidor pode ter uma ideia prévia de como seria o seu sistema e sua economia anual através do simulador de energia solar, sendo um bom parâmetro para a tomada de decisão.

“É um site didático e muito intuitivo, um método do cliente conhecer a solução e já ter uma ideia aproximada de quanto vai custar, quanto de economia na fatura ele terá, em quanto tempo esse investimento se paga, entre outros dados”, complementa Popadiuk.

Ao incluir o Estado, a cidade e o valor médio gasto na conta de luz do local que pretende fazer a instalação, o simulador de energia solar calcula o valor da potência instalada necessária para atendê-lo e qual seria a sua produção mensal. Além disso, também estima a área mínima para a instalação e mostra uma perspectiva do valor do sistema – recurso que outros simuladores não apresentam.

O tempo de retorno do investimento, o valor da economia anual aproximada e o valor economizado em 25 anos, tempo da vida útil do sistema fotovoltaico, também são dados disponibilizados pelo simulador Renovigi, a fim de que o consumidor tenha mais informações para avaliar o investimento dentro de suas possibilidades.

Além disso, por se tratar de um sistema automatizado, pode haver casos em que o projeto de energia solar demande uma orientação mais específica para a simulação como, por exemplo, os destinados às áreas isoladas, usinas e projetos pequenos. Nesse âmbito, o consumidor será direcionado para a equipe de atendimento a fim de receber uma orientação completa.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6747
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade