Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Revisão do sistema de freios garante direção segura

Condições dos componentes de freio interferem na eficiência da frenagem
Revisão do sistema de freios garante direção segura
Revisão do sistema de freios garante direção segura

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

No mês da conscientização da segurança no trânsito do Movimento Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 para chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de acidentes de trânsito, a Jurid destaca os cuidados que os motoristas devem ter para que o veículo apresente boas condições e eficiência na hora da frenagem.

A manutenção preventiva dos componentes do sistema de freio é a melhor forma de garantir a segurança no trânsito, pois o motorista nunca sabe quando será necessário acionar o freio em condições adversas, seja no trânsito, em rodovias, durante as chuvas, entre outras diversas situações.

O fato é que precisam estar com bom funcionamento para assegurar a eficiência necessária em cada momento que são acionados.

Formado por vários componentes, o sistema de freio a disco, por exemplo, possui cilindro mestre, responsável pelo fornecimento de fluido, bem como os tubos de metal que encaminham esse fluido, o pedal de freio, os cilindros de roda, as pastilhas e os pistões. Todos estes itens trabalham para eliminar a energia cinética gerada pelo movimento do carro para que se consiga parar. A energia cinética é convertida em calor, que se dissipa com muito mais rapidez.

Em todo esse processo de frenagem, as pastilhas de freio, compostas por material de atrito, sofrem desgaste natural ao entrarem em contato com disco de freio, por isso são um dos principais itens a serem checados em uma revisão preventiva.

O ideal é fazer revisão preventiva em uma oficina de confiança para avaliar o nível de desgaste das pastilhas e fazer a substituição, se necessário. Luciano Costa, gerente geral da Jurid, lembra também que a espessura mínima do disco de freio também deve ser verificada e respeitada de acordo com o especificado pelo modelo do veículo, uma vez que o desgaste excessivo danifica a peça.

Para facilitar a identificação das condições das pastilhas, diversos modelos possuem sensores eletrônico ou mecânico que avisam a hora exata da troca antes que outras peças do sistema de frenagem sejam afetadas.

 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6256
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade