Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Exclusão social nas Igrejas é tema de palestras na FAEP

Evento acontecerá dos dias 5 a 7 de junho, na faculdade FAEP, com o intuito de trazer uma reflexão sobre o papel das igrejas na sociedade
Exclusão social nas Igrejas é tema de palestras na FAEP
Exclusão social nas Igrejas é tema de palestras na FAEP

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Será que as igrejas estão verdadeiramente preparadas para acolher as diferenças? Este é o questionamento central que permeará as discussões da 9ª edição do Teologando, evento anual promovido pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP). Diante de um contexto onde se espera que locais de fé sejam espaços de inclusão e compreensão, torna-se vital explorar a presença da exclusão social dentro dessas instituições.

O evento acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de junho, reunindo especialistas, estudantes e interessados para discutir temas teológicos relevantes, alguns dos quais transversais à sociedade. O evento visa contribuir para a formação acadêmica dos alunos do curso de Teologia, bem como para a reflexão e informação de estudantes de outros cursos e da opinião pública em geral.

No primeiro dia, 05/06, na palestra inaugural, intitulada “O que é exclusão social?”, o professor mestre José Edilson Teles abordará conceitos teóricos para compreender a presença da exclusão social na sociedade contemporânea, inclusive dentro do contexto cristão.

No dia seguinte, 06/06, o foco estará na relação entre exclusão social e as escrituras sagradas, com a palestra “Exclusão social: o que a Bíblia tem a nos dizer?”, ministrada pelo Professor Mestre Daniel Claudino Fiuza. Neste dia, os participantes terão a oportunidade de explorar o papel dos personagens bíblicos, como reis, sacerdotes, juízes, profetas, Jesus e os apóstolos, diante da exclusão social.

O encerramento do evento, em 07/06, será marcado pela palestra “Exclusão social: qual tem sido o papel da igreja?”. Na oportunidade, o professor mestre Vinicius Felipe Gomes pretende examinar se as igrejas estão verdadeiramente preparadas para promover a inclusão de todos os indivíduos, independentemente de sua orientação sexual, gênero, raça ou condição social.

Rui Caetano Vasconcelos, professor de Teologia da FAEP, responsável pela organização do Teologando, destaca a relevância dessas discussões: “Esse evento surge para refletirmos se realmente a igreja tem feito um papel de inclusão ou de exclusão. Será que as igrejas cometem algum tipo de racismo? E aí entenda-se por racismo não só de cor, mas, por exemplo, de pessoas nordestinas, de pessoas que são de determinadas localidades.”

Além disso, Vasconcelos destaca outras questões fundamentais que serão abordadas durante o Teologando, como a inclusão de mulheres no ministério pastoral, a recepção de pessoas homoafetivas, o tratamento igualitário de pessoas de diferentes condições financeiras e educacionais, entre outros.

O professor também questiona sobre como a exclusão social é abordada na Bíblia: “O que as Sagradas Escrituras nos dizem sobre esse tema? Será que profetas, patriarcas, juízes, sacerdotes e escribas falaram a respeito da exclusão social? Será que eles denunciaram? Será que eles criticaram? Será que eles se calaram diante da exclusão social que existia em sua época?

Vasconcelos prossegue questionando a postura dos líderes religiosos frente às diferenças sociais, explorando se houve exclusão social no Antigo e Novo Testamento e qual foi a reação de figuras como Jesus e os apóstolos diante desse cenário.

A 9ª edição do Teologando acontecerá, presencialmente, na faculdade FAEP, situada na zoa noroeste de São Paulo, e também será transmitida pelo canal da instituição no YouTube. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

 

Serviço:

9ª Edição do Teologando: Exclusão Social

Local: FAEP: Rua Cordeiro da Silva, 143, Parada de Taipas, São Paulo

Dias: 5, 6 e 7 de junho, às 19h30

Mais informações e inscrições pelo Sympla

Sobre os palestrantes:

Prof. Me. José Edilson Teles – Doutorando e mestre em Antropologia Social (PPGAS-USP), graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Suas pesquisas versam sobre etnografia, teoria antropológica da religião, moralidade e pentecostalismos em contextos urbanos.

Prof. Me. Daniel Claudino Fiuza – Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização em Hebraico Bíblico pela PUC-SP e pela UMESP-SP. Especialização em Grego Bíblico também pela UMESP-SP. Curso de extensão em Arqueologia e Geografia Bíblica pela Moriah International Center – certificada pela Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel. Membro do Grupo de Pesquisa de Arqueologia do Antigo Oriente Próximo (AAOP) da Universidade Metodista de São Paulo.

Prof. Me. Vinicius Felipe Gomes – Doutorando pela USP, Mestre em Ciências Sociais pela UNIFESP, e Professor de História e Sociologia. Possui MBA em Gestão da Educação Pública e Licenciatura em História. Dedica-se a realizar pesquisas relacionadas à sociologia da religião, e escreve quinzenalmente para uma coluna do Observatório Evangélico, onde aborda temas relacionados aos evangélicos, sociedade, cultura e política.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6239
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade