Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudo revela perigos do uso excessivo de telas

Um estudo recente da Universidade Estadual de San Diego e da Universidade da Geórgia comprova os perigos do uso excessivo de telas para a saúde mental de crianças e adolescentes. Diante disso, o método Super Cérebro surge como uma alternativa para esse tipo de situação. Através de atividades lúdicas e educativas, o método reduz a exposição a telas e promove o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, desde os 2 anos de idade.
Estudo revela perigos do uso excessivo de telas
Estudo revela perigos do uso excessivo de telas

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Com a ascensão das tecnologias digitais, surge uma preocupação crescente sobre os perigos do uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes. Jean Twenge, psicóloga da Universidade Estadual de San Diego e Keith Campbell, professor de psicologia da Universidade da Geórgia, publicaram o artigo Associações entre tempo de tela e menor bem-estar psicológico entre crianças e adolescentes: evidências de um estudo de base populacional, divulgado em abril, na revista científica Preventive Medicine Reports.

 

Esse estudo tem destacado os potenciais danos à saúde mental e ao desenvolvimento cognitivo decorrentes da exposição prolongada a telas e dispositivos eletrônicos. Problemas como déficit de atenção, ansiedade e dificuldade de aprendizagem são apenas algumas das preocupações levantadas pela comunidade científica. Diante desse cenário, surge a urgência em encontrar alternativas que não apenas reduzam a dependência desses dispositivos, mas também promovam um desenvolvimento saudável e equilibrado para as gerações futuras.

 

Em 2012,  o brasileiro Ricardo Lamas, inspirado por suas experiências no Japão, onde trocou conhecimentos com mestres do Soroban (ábaco japonês), e após participar do curso “The Future of Learning” na Universidade de Harvard, ministrado pelo neurocientista Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, iniciou o processo de criação do método Super Cérebro. Unindo técnicas de neurociência, uso do Soroban e jogos de tabuleiro, o método foi elaborado para promover o desenvolvimento individual e aprimorar habilidades socioemocionais e cognitivas. Hoje, o Grupo Super Cérebro conta com uma rede de franquias com aproximadamente 300 unidades em todo o país, impactando a vida de milhares de alunos ao oferecer recursos para enfrentar os desafios do mundo digital.

 

O método Super Cérebro proporciona atividades educacionais e lúdicas que não apenas reduzem a exposição as telas, mas também promovem benefícios cognitivos e socioemocionais para todas as idades. Ao invés de ficarem hipnotizados por dispositivos eletrônicos, os alunos do método Super Cérebro têm a oportunidade de se engajar em atividades que estimulam o cérebro de maneira saudável e divertida, por meio de jogos de tabuleiro mundialmente premiados, pelo uso do ábaco japonês e de diversos outros materiais.

 

O grupo Super Cérebro desenvolveu dois tipos de programas para atender dois tipos de público. O programa de Longevidade é direcionado para adultos a partir dos 45 anos, oferecendo atividades voltadas para o estímulo cognitivo e a manutenção da saúde cerebral. Já o programa Educacional é voltado para crianças a partir dos 2 anos, visando promover um desenvolvimento cognitivo e socioemocional saudável desde os primeiros anos de vida.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6256
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade