domingo, 22 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

ABES-SP debate poluição atmosférica e documentário “O Caso do Chumbo em Bauru”

O encontro nesta sexta (3) marcará o relançamento oficial na capital paulista do filme "Marcas do Chumbo: O caso do menino David" e acontecerá, das 9h às 12h, na sede da entidade, na cidade de SP, com transmissão exclusiva pelo YouTube.
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, realizará um evento com o tema Poluição Atmosférica: o vilão invisível para o meio ambiente e para saúde pública –  O Caso do Chumbo em Bauru – Relançamento oficial na capital do estado do documentário “Marcas do Chumbo: O caso do menino David”. O encontro acontece nesta sexta-feira, 3 de maio, das 9h às 12h, de forma presencial, na sede da entidade, na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscrições; https://forms.gle/kaPe4hFtHwqshsiy9

O encontro contará com a presença do produtor do filme, Leandro Ferrari, e da escritora Diva Fernandes, autora do livro “Marcas do Chumbo: A História do menino David”, que serviu de base para o documentário.

A obra conta a história real do desastre ambiental que ocorreu na cidade de Bauru: em 2002, a fábrica Ajax contaminou mais de 300 crianças por elevados níveis de chumbo e outros metais pesados no sangue, em uma área residencial ocupada por famílias de baixa renda.

O livro traz a narrativa de Davi, jovem que carrega as sequelas do acidente que ocasionou danos neurológicos irreversíveis à sua saúde. Reúne imagens da época com depoimentos atuais e de especialistas, como o próprio Ricardo Crepaldi e a escritora Diva Fernandes, Flávia de Vasconcellos Figueiredo, gerente da Agência Ambiental (CETESB-Bauru), Jorge Moura, advogado no Sindicato dos Metalúrgicos de Bauru, Dra. Niura Aparecida de Paula, neuropediatra, ex-docente e chefe da disciplina de Neuropediatria da Unesp-Botucatu, Oscar Sobrinho, professor e ex-membro da Pastoral Operária de Bauru, e Valdir de Souza, ex-funcionária da ACUMU.

Mesa de debate

O evento contemplará ainda uma mesa redonda para debater “O Aprendizado com o Caso de Bauru e o Futuro do Controle da Poluição Atmosférica”. Participarão da discussão Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil); José Mario Ferreira de Andrade, técnico especialista da Agência Ambiental de São José do Rio Preto; e Gilberto Natalini, médico e ambientalista.

Programação:

8h30 – Início com Café de Boas-vindas

9h – Abertura – Ricardo Crepaldi – Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES-SP

9h15 – Palavras do produtor do documentário, Leandro Ferrari e da escritora Diva Fernandes

9h25 – Relançamento em SP do documentário: “Marcas do Chumbo: O caso do menino David” (será transmitido também online)

10h40 – Mesa redonda com os convidados sobre “O Aprendizado com o Caso de Bauru e o Futuro do Controle da Poluição Atmosférica”

Palestrantes Jônatas Souza da Trindade  – Subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)

José Mario Ferreira de Andrade – Técnico especialista da Agência Ambiental de São José do Rio Preto

Gilberto Natalini – Médico e ambientalista

11h40 – Agradecimento e encerramento ABES SP e CT Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

11h45 – Encerramento

Total Views: 0
Compartilhar este artigo

- publicidade -

- PUBLICIDADE -