Dermatologista dá dicas de como preparar a pele para o carnaval

Hidratação, proteção solar constante e limpeza correta são aliados para evitar problemas como poros dilatados, acne, irritações e alergias
Dermatologista dá dicas de como preparar a pele para o carnaval
Dermatologista dá dicas de como preparar a pele para o carnaval

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Todo mundo sabe que um dos pontos altos dos looks carnavalescos são as maquiagens cheias de cores e brilhos. Mas, para arrasar na fantasia sem prejudicar a saúde da pele nesse período é importante tomar alguns cuidados antes e depois da festa.

No carnaval, os foliões passam por constante exposição ao sol, desidratação, suor contínuo, contato com poluição e isso afeta a pele diretamente. Por isso, a recomendação dos especialistas para essa época é uma rotina com cuidados que deve começar com um reforço na hidratação corporal e aplicação de protetor solar antes e durante a folia, além da higienização adequada para remover a maquiagem e todas as impurezas.

Na opinião da dermatologista Aline Erthal, antes de pensar em skincare é essencial pensar na hidratação do corpo como um todo, ou seja, via oral. “No carnaval, em especial, além da perda de líquido pelo suor, existe a possibilidade do consumo de bebida alcoólica, que ajuda a desidratar”, explica.

É muito importante, segundo a especialista, manter a pele limpa e hidratada, preparada para as ‘agressões’ que ocorrem nesse período. “Uma pele bem hidratada é mais “forte”, pois a hidratação ajuda a criar uma barreira cutânea íntegra e mais resistente às agressões do meio externo”. Ela alerta também para a importância do uso do filtro solar, que deve ser aplicado ao longo do dia para garantir a proteção da pele e prevenir o câncer de pele, que é um dos mais comuns do mundo.

Outro cuidado importante para proteger a pele é sempre verificar a qualidade e a validade dos produtos utilizados e caprichar na limpeza retirando toda a maquiagem antes de dormir. “Limpar o rosto duas vezes por dia é fundamental ao longo do ano todo e não somente no carnaval”, alerta. “Quando passamos muitas horas com resíduos na pele, isso claramente entope os poros e predispõe a ter lesões, como a acne, e até algumas alergias e irritações. No carnaval, devemos redobrar esses cuidados, pois as maquiagens incluem produtos mais alergênicos como glitter e cola e o risco de alergias e irritações é ainda maior”.

Para limpar corretamente o glitter e maquiagens mais pesadas, a médica recomenda evitar a fricção ou atrito. “O ideal é primeiro tentar dissolver a maquiagem pesada antes de limpar e aí entram os demaquilantes bifásicos que são oleosos e ajudam a derreter a sujeira sem atrito com a pele. Depois vem o sabonete para completar a limpeza”. 

No caso do sabonete, é importante saber qual é o produto mais adequado para cada pele. Uma boa opção são os produtos que contém ingredientes de origem natural, que trazem diversos benefícios para todo tipo de pele. Sabonetes enriquecidos com carvão ativado, como o Carvão Detox da Asepxia, por exemplo, promovem uma limpeza que purifica e equilibra a pele. Conhecido por ser um ingrediente natural que remove as impurezas da pele e remove a oleosidade, o carvão ativado ajuda a eliminar a poluição e as impurezas que são depositadas diariamente na pele do rosto.  

Dicas para cuidar da pele no carnaval:

– Mantenha a pele hidratada

– Use sempre protetor solar com FPS 50 no mínimo, reaplicando ao longo do dia

– Tome cuidado com a procedência e a data de validade das maquiagens, tintas de rosto, glitter e semi joias para rosto

– Consuma água continuamente durante e após o período carnavalesco

– Evite produtos adstringentes, ou seja, à base de álcool e dê preferência a produtos oleosos para retirar o glitter e a maquiagem pesada

– Opte por glitter biodegradável, pois outros tipos prejudicam o meio ambiente

 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
Reportagens - 3879
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade