Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Turismo estético eleva clínicas odontológicas brasileiras

Cirurgião-dentista mineiro conta experiência de receber pacientes do exterior para realização de procedimentos odontológicos
Turismo estético eleva clínicas odontológicas brasileiras
Turismo estético eleva clínicas odontológicas brasileiras

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Praias paradisíacas, carnaval, belezas naturais e saúde. A imagem do Brasil no exterior é vista por quesitos ímpares que chamam a atenção e atraem a visita de estrangeiros ao país. Esse movimento é conhecido popularmente como turismo estético e consiste no deslocamento entre países com o objetivo da realização de procedimentos de diferentes espécies, inclusive odontológicas.

Entre muitos países famosos pela recepção do público “gringo”, o Brasil está bem no centro das pontes-aéreas. De acordo com pesquisa da SBD, publicada pelo jornal Estado de Minas, ocorreu um crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no Brasil. O estudo ouviu cerca de 1,2 mil pessoas estrangeiras e revelou que aproximadamente 80% deles já haviam se submetido a algum procedimento não invasivo.

Em Belo Horizonte, um espaço que tem percebido este aumento é a Clínica de Implantodontia e Odontologia Estética, especializada em procedimentos odontológicos de facetamento, cirurgia e implantes, mas também em recursos de harmonização orofacial. Chefiada por Dr. Paulo Coelho Andrade, cirurgião-dentista, mestre e especialista em implantodontia e pós-graduado em odontologia estética, o espaço percebeu um aumento de 20% no volume de pacientes vindo do exterior apenas em 2024.

“Seja os próprios brasileiros que vivem fora quanto estrangeiros natos, o volume de pessoas que viajam até nós atrás de serviços estéticos está em pleno aumento. Cresceu cerca de 20% em relação ao ano passado. Acho isso fenomenal porque mostra o quanto o Brasil é competitivo em questão de serviços de saúde e o quanto nossos profissionais são capacitados e gabaritados para acolher uma multidão de pessoas”, disserta Dr. Paulo Coelho Andrade.

No primeiro contato, por telefone, o paciente já é orientado sobre os procedimentos e tem agendada a consulta. “Nossa clínica trabalha com o conceito Day Clinic, significando que alguns procedimento são concluídos em apenas 1 sessão, por exemplo, as facetas e coroas de porcelana que são feitas pelos aparelhos Cerec Sirona com tecnologia alemã CAD-CAM, onde conseguimos realizá-las em poucos minutos. Trabalhamos muito também com protocolos Zigomáticos e Branemark. Os implantes Zigomáticos são implantes longos fixados na maça do rosto que permitem a entrega dos protocolos em 4 a 5 dias sem necessidade de enxerto ósseo autógeno”, acrescenta.

Questionado sobre o quê tem motivado o deslocamento dessa população, Dr. Paulo Coelho Andrade aponta a relação custo-benefício e também a alta qualidade de especialização dos profissionais brasileiros. “Não podemos negar que a atual alta do dólar não influencia na busca do turismo estético, todavia não é a única resposta. Nossos especialistas são muito estudiosos e, cada vez mais, têm se especializado e aperfeiçoado técnicas para poder atender. Aqui na clínica mesmo, utilizamos aparelhos alemães, somos muito certificados e atendemos com maestria a todo paciente. Essa soma de expertise e preço certamente influencia a demanda”, conclui.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
dino
Reportagens - 6584
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade