Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mindset de atletas e empreendedores atuam na contracultura

Especialista em negócios comenta que para se ter sucesso e pensar a longo prazo, é necessário lutar contra a ‘cultura do agora’ interiormente
Mindset de atletas e empreendedores atuam na contracultura
Mindset de atletas e empreendedores atuam na contracultura

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A cultura do imediatismo é o termo usado para uma tendência comportamental atual que se manifesta da mesma forma em diferentes culturas e países, e se caracteriza pela falta de tempo na reflexão dos próprios atos, formas de ser e pensar. O desejo humano por recompensas rápidas é mais latente nesta geração, alimentada pela dopamina liberada pelo uso de redes sociais.

No ambiente corporativo, o comportamento se traduz em decisões precipitadas que comprometem a sustentabilidade a longo prazo. Para garantir a prosperidade futura, empresas precisam encontrar equilíbrio entre a agilidade necessária no mercado moderno e a prudência nas decisões estratégicas, priorizando a visão de longo prazo e a sustentabilidade. Pesquisas mostram que indivíduos que conseguem adiar a gratificação imediata em prol de objetivos maiores tendem a alcançar níveis mais altos de sucesso em suas carreiras.

Diógenes Malaquias, CEO da LabMídia e especialista em negócios, é seguro ao afirmar que atletas e empreendedores de alto desempenho compartilham uma característica em comum: a capacidade de pensar a longo prazo. “Incorporar o longo prazo na sua vida exige intenção, disciplina e foco – além de vigilância constante. Não existe atalho.”, comenta. “Empresários que desejam ver seus negócios prosperarem devem estar preparados, assim como atletas, para investir tempo e esforço contínuo, mantendo sempre o foco no horizonte. A gratificação imediata pode ser tentadora, mas são os esforços de longo prazo que realmente definem o caminho para o sucesso duradouro”, completa. Diógenes complementa sua linha de raciocínio: “Você é programado para comer muito, mas só terá uma vida boa se comer bem – e essa analogia irá permear todos os domínios da sua vida. Vencer essa luta interna traz o melhor dos mundos.”.

Um estudo apresentado na Conferência Científica Internacional na Suíça afirma que quem desenvolve a capacidade de se adaptar, alcança o sucesso, pois tem flexibilidade para responder rápida e eficazmente a condições que mudam rapidamente (assim como atletas), superando desafios e avançando num caminho de crescimento contínuo. Se adaptar ao mindset necessário para um negócio prosperar se torna um fator chave para ser competitivo e ter um bom desempenho num mundo em mudança.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
daredacao
Reportagens - 11769
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade