Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Açotubo planeja reduzir 10% do consumo de energia e água nas operações em 2024

Ampliação do uso de etanol na frota e investimento em educação com a semana do meio ambiente são algumas das ações que devem contribuir para o resultado
Açotubo planeja reduzir 10% do consumo de energia e água nas operações em 2024
Açotubo planeja reduzir 10% do consumo de energia e água nas operações em 2024

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada com empresários de todo o país, a maioria das industriais brasileiras já adota medidas sustentáveis, como reduzir o consumo de energia (86%) e a otimização do uso de água (83%). Alinhada com esse cenário cada vez mais necessário e urgente para a sociedade, o Grupo Açotubo, uma das maiores distribuidoras de aços do Brasil, reforça seu plano de sustentabilidade para o ano de 2024, com metas robustas como a redução de consumo de energia elétrica e do consumo de água em 10%, dentre outras ações.

Redução do consumo de energia elétrica

Com base em estudos internos a empresa tem buscado maneiras para reduzir o consumo de energia elétrica, tanto com ações de reeducação dos hábitos dos colaboradores dentro da companhia, como maior utilização da luz do sol nos escritórios, quanto na possível aquisição de painéis fotovoltaicos. O objetivo do grupo é obter uma redução de 10% no consumo até o final do ano.

Reuso de água da chuva

Outra iniciativa é o consumo consciente de água. A Açotubo está com um projeto em curso para captação de água pluvial, que será tratada e utilizada nos banheiros e também em um lava-rápido localizado dentro das dependências da companhia.

A perspectiva é gerar uma economia de 10% de água até o fim do ano.               

Frota utilizando etanol

Outra medida foi a mudança do tipo de combustível de parte da frota, que passou      de gasolina para etanol. O volume de veículos abastecidos com o biocombustível passou de 13% para 31% entre 2022 e 2023, representando redução de 14% da emissão de CO² no período. Para 2024, o objetivo é aumentar para 50% o uso de etanol na frota de veículos. 

Semana do Meio Ambiente

Na edição de 2024, que acontecerá no mês de junho, um dos temas será o consumo sustentável, abordando alimentação sustentável, consumo de produtos que não agridem o meio ambiente e reaproveitamento de materiais, por exemplo, nas residências dos participantes e no ambiente de trabalho.    

“Entendemos que essa é uma mudança cultural, que ultrapassa a estrutura da empresa. Por isso, tentamos mostrar caminhos e práticas que ajudem a moldar a vida das pessoas que trabalham conosco quando o assunto é sustentabilidade. Isso é importante, pois elas passam a perceber que existe o que é de responsabilidade de grandes corporações como a Açotubo, mas também é muito importante o papel de cada um.  Educação também é um dos principais recursos de transformação na Açotubo”, explica Marcelo Watanabe, Gerente da Qualidade e Meio Ambiente Corporativo no Grupo Açotubo.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
daredacao
Reportagens - 11773
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade