07/02/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Câmara Municipal de Itaquaquecetuba

Tecnologia reduz tempo gasto pelos brasileiros no trânsito

Equipamentos de mobilidade são desenvolvidos com o propósito de aumentar a segurança e oferecer subsídios para o controle, planejamento e para gestão da urbana mais sustentável
Tecnologia reduz tempo gasto pelos brasileiros no trânsito
Tecnologia reduz tempo gasto pelos brasileiros no trânsito

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Segundo a mais recente pesquisa da Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre mobilidade e trabalho, divulgada no final do mês de agosto, 36% dos brasileiros (ou seja, mais de um terço da população) que vivem em grandes cidades passam mais de 1 hora no trânsito diariamente.

No entanto, cerca de 8% dos brasileiros gastam mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalhar e estudar; outros 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas. De acordo com 23% dos entrevistados, o aumento do tempo perdido no trânsito se deve a redução da oferta das linhas de ônibus durante e depois da pandemia.

Para tentar amenizar este problema, as secretarias de urbanismo municipais e estaduais, com o auxilio de tecnologias em mobilidade – buscam subsídios para o controle, planejamento e para mobilidade urbana mais sustentável  e segura, otimizando o uso das vias e rodovias no Brasil.

O especialista em mobilidade urbana, Guilherme Araújo, explica que é uma tendência o aumento do trânsito e do número de veículos nas ruas, reforçando a necessidade de novas políticas públicas para melhorar a qualidade do serviço, bem como de novos subsídios para que seja feito realmente o compartilhamento de gastos entre Estados e União.

“Não seria um subsídio discricionário, mas uma política pública permanente. Além disso, o repasse de parte da fiscalização para o transporte público – que inclusive já está em tramitação pelo PL 711/2011, de multas pelo transporte irregular de passageiros e taxa recorrente sobre pólos geradores de tráfego seriam algumas alternativas para melhorar o transporte público”, menciona Guilherme.

Desincentivo ao transporte individual 

Por outro lado, segundo o especialista, se fazem necessárias medidas de desincentivo ao transporte individual como, por exemplo, que vise o repasse de receitas dos aplicativos de transporte  e/ou pedágio para o transporte público, o uso de vias ou faixas exclusivas para veículos com mais de uma pessoa (incluindo táxis e apps) e o uso de estacionamentos rotativos de menor duração ou com valor variável conforme  o horário 

Tecnologia a favor dos gestores de tráfego

No Brasil, fabricantes já estão desenvolvendo sistemas que possibilitem a integração entre motoristas, veículos e aplicativos de trânsito. “Neste exato momento, soluções plenamente digitais para a realização de sistemas de ITS, ultra seguros e eficientes estão sendo projetados e implementados baseados, principalmente, nestes três pilares tecnológicos”, afirma Guilherme Araújo, que também é presidente da Velsis, empresa fabricante  de tecnologia em trânsito.

Ele conta que, hoje, as tecnologias são fabricadas utilizando inteligência artificial e integrando dados, vídeos e imagens para otimizar ações de fiscalização, incluindo o número de pessoas por veículos nas rodovias e vias públicas.

Os equipamentos também são dotados de sensores que possibilitam identificar o perfil de tráfego, a velocidade e geometria do veículo em toda a seção da via, inclusive entre as faixas, e captam informações do veículo, como cor, modelo e situação perante os órgãos de trânsito.

“Estamos em um momento da história em que se torna mais frequente a fusão de tecnologias para realizar funções complexas, para melhorar a experiência e a segurança dos usuários, trazendo benefícios para a sociedade e reduzindo o estresse diário do usuário”, finaliza Guilherme.

  

 

 

 

 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
daredacao
Reportagens - 12727