Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campanha quer conscientizar sobre esofagite eosinofílica

Esofagite Eosinofílica é uma condição autoimune crônica progressiva causada por uma inflamação no esôfago. O desconhecimento sobre a condição faz com que muitas pessoas passem décadas sem ter um diagnóstico
Campanha quer conscientizar  sobre esofagite eosinofílica
Campanha quer conscientizar sobre esofagite eosinofílica

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A esofagite eosinofílica (EoE) é uma doença autoimune rara, crônica e progressiva que acontece em decorrência de uma inflamação no esôfago (o tubo muscular que conecta a garganta ao estômago).  Apesar do aumento nos casos observado nos últimos anos, esta é uma condição pouco conhecida e de difícil diagnóstico, porém com grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Uma campanha da associação Crônicos do Dia a Dia busca conscientizar a população sobre esta doença que dificulta muito a alimentação. 

A EoE tem origem numa reação alérgica que pode ser causada por determinados alimentos ou substâncias no ambiente (como pó, mofo etc.). Está ligada a um tipo específico de processo inflamatório, a inflamação Tipo 2, que pode também originar outras reações alérgicas como a asma, dermatite atópica, rinite. Esta inflamação faz com que o esôfago diminua de largura, causando sintomas como: engasgos frequentes, dificuldade de engolir, impactação alimentar (alimento parece “entalado” na garganta), entre outros.

Aos 22 anos, Aline Mani Mazuchelli criou um perfil no Instagram (@vidacom_eoe) para conscientizar as pessoas a respeito da condição. Além disso, seu objetivo é falar sobre o próprio diagnóstico, que veio há três anos, depois de passar por seis médicos. 

A jovem acredita que sempre teve os sintomas, mas acabou acostumando-se a eles e adaptando sua forma de se alimentar – algo que é comum em muitas pessoas com EoE. Embora tenha sido um diagnóstico difícil devido ao desconhecimento sobre a condição, Aline acredita que o impacto que o tratamento correto, com medicação e dieta, teve em sua qualidade de vida foi enorme:

“Consigo comer em maiores quantidades, estou conseguindo ganhar peso, como com prazer, o que antes não acontecia por causa dos sintomas que sentia. Passar pelos engasgos foi bem traumático, desesperador. A sensação agora de sentar à mesa para comer sem medo de engasgar é muito boa.” 

Informar para conscientizar

A EoE é uma doença rara (com uma incidência estimada em 34 a cada 100 mil crianças e 42 a cada 100 mil adultos). Apesar de um crescente  número de casos, ela é pouco conhecida, o que torna o diagnóstico difícil. 

Esta demora diagnóstica causa complicações devido ao aspecto progressivo da condição. Conforme a inflamação aumenta, o esôfago passa a sofrer um estreitamento. Com o passar do tempo, o acúmulo de cicatrizações e contínua inflamação fazem este estreitamento piorar. Em casos mais graves, é necessário fazer uma dilatação endoscópica do esôfago.

Com o objetivo de trazer maior conscientização sobre esta condição, a Crônicos do Dia a Dia (CDD), em parceria com a farmacêutica Sanofi, está lançando a campanha “Tudo sobre EoE”. O objetivo dessa iniciativa é produzir materiais que informem a população sobre a Esofagite Eosinofílica. Dessa forma, a CDD atua divulgando conteúdos informativos que sejam relevantes e qualificados para pessoas que convivem com a EoE e seus familiares. 

Para a vice-presidente da CDD, Giulia Gamba, campanhas que busquem conscientizar a respeito da Esofagite Eosinofílica impactam não só o bem-estar físico, mas também o emocional. “A alimentação não é apenas uma questão fisiológica, mas social e cultural. Uma pessoa que sente medo ou ansiedade para comer perde muito em qualidade de vida. Só que muitas delas não sabem que isso não é normal, pois sempre viveram assim. Por isso é importante trazer informação, levar as pessoas a um diagnóstico e depois a um tratamento correto”, afirma Gamba. 

As informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento podem ser encontradas na página da campanha e no site da CDD.

Sobre a CDD

A Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) é uma organização sem fins lucrativos que acredita no diálogo como ponte para que ninguém precise conviver com uma doença crônica sozinho. O objetivo do trabalho da CDD é apoiar todo o potencial humano para ampliar as perspectivas de vida das pessoas com condição crônica de doença, através de projetos e conteúdo, para que as pessoas não sejam definidas nem reduzidas a seus diagnósticos.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp
daredacao
Reportagens - 11773
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade